A Sociedade Rural Brasileira vem a público destacar a importância de que o próximo presidente da República, a ser escolhido no segundo turno das eleições deste ano, esteja alinhado com as pautas prioritárias do agronegócio. Neste sentido, ressalta que o atual presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição, foi ao longo de seu governo amplamente comprometido com itens fundamentais desta pauta, que são a segurança jurídica no campo, e ao direito à livre iniciativa e à propriedade privada, especialmente nas questões que envolvem a demarcação das terras indígenas e o respeito ao marco temporal. Houve também um posicionamento do governo sempre favorável às liberdades individuais e contrário ao planejamento centralizado.

Outro tema relevante no trabalho recente da SRB tem sido a defesa do avanço de uma regularização fundiária no país. A SRB esteve no mês de junho, no estado do Pará, acompanhando a entrega de 1.400 títulos fundiários definitivos a famílias que viviam um clima de incerteza há mais de 40 anos. Na cerimônia em Marabá estava presente o presidente Jair Bolsonaro. São famílias de agricultores, a maioria pequenos, que foram incentivadas a migrar para regiões distantes do país décadas atrás e que, por falta da regularização fundiária, estavam com dificuldade acessar crédito e seguir produzindo alimentos com segurança.

A SRB acompanhou de perto a crise relacionada ao setor de fertilizantes, em função do conflito entre Rússia e Ucrânia. Neste tema, a SRB integrou presencialmente, em maio deste ano, uma missão de empresários e representantes do governo aos Países Árabes e Leste Europeu. Sob a liderança do Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha, ficou claro, ao longo da viagem, que um dos grandes objetivos da viagem era buscar investimentos para o setor de fertilizantes no Brasil, que precisa reduzir o grau de dependência de produtos importados.

Neste cenário, a Sociedade Rural Brasileira, em conformidade com o anseio da maioria de seus associados em relação às eleições deste ano, declara apoio ao candidato Jair Bolsonaro.