Para Gustavo Diniz Junqueira, presidente da entidade, o Brasil precisa observar a transição de governos na maior economia do mundo e se modernizar para se adaptar às rápidas mudanças

A vitória do candidato Donald Trump à presidência dos Estados Unidos reafirma o início de uma nova ordem política e econômica mundial. Para a Sociedade Rural Brasileira (SRB), a mudança no comando da maior economia do mundo sinaliza que questões importantes trazidas durante a campanha eleitoral – como a ineficiência do Estado e sua incapacidade para resolver sérios problemas na vida dos cidadãos – precisarão de novas soluções e uma visão mais pragmática sobre as estratégias a serem adotadas para o desenvolvimento da economia mundial nas próximas décadas.

Segundo Gustavo Diniz Junqueira, presidente da entidade, os americanos mandaram uma mensagem clara de que estão insatisfeitos, e, portanto, desejam revisitar as políticas adotadas nos últimos anos para buscar relações comerciais e diplomáticas com outros países que tragam mais benefícios para os Estados Unidos. Para ele, essa mudança na política dos Estados Unidos trará impacto significativo em todo o mundo, e, por isso, precisamos estar preparados para isso.

O presidente da SRB ressalta a importância do comprometimento dos governos do Brasil e dos Estados Unidos em aprofundar o diálogo para que, de maneira transparente e objetiva, possam alinhar interesses e buscar novos caminhos para o desenvolvimento equilibrado de suas economias e bem-estar de seus cidadãos. “O novo cenário mundial que viveremos daqui para frente exigirá que o Brasil coloque em prática urgentemente reformas institucionais profundas no que tange as relações trabalhistas, estrutura tributária e a presença do Estado na vida dos cidadãos, para que empresas e trabalhadores sejam mais eficientes para enfrentar o desafio de um mundo menos condescendente e mais competitivo”, avalia o dirigente.

Junqueira avalia, ainda, que o Presidente Trump e o povo americano irão endereçar seus interesses de maneira mais agressiva e que o Brasil precisa, portanto, voltar as atenções para resolver suas próprias ineficiências. “Só conseguiremos competir por investimentos e ganhar maior destaque no comercio mundial se oferecermos segurança jurídica, transparência e eficiência”, afirma Junqueira.

Em mensagem ao Presidente eleito Donald Trump, Gustavo Junqueira desejou sucesso e equilíbrio na implementação de suas políticas e ressaltou que o agronegócio brasileiro deve ser visto como parceiro e não concorrente dos Estados Unidos.