Candidato a governador falou também em estratégias para reforçar a segurança em propriedades rurais

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria, reforçou na manhã desta quarta-feira, em debate na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), que vai priorizar medidas para desburocratizar o funcionalismo público. Durante o encontro, promovido pela entidade para transmitir aos candidatos as principais reivindicações dos produtores rurais, Doria prometeu também reforçar a segurança no campo.

Durante o debate, Doria sustentou a ideia de um estado mais ágil e eficiente. Para isso, propôs a integração das secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura em uma única pasta. A intenção do candidato é acelerar processos e conciliar demandas ambientais com a evolução econômica necessária ao agronegócio.

A proposta agradou os agricultores presentes na sede da entidade, já que desmistificar a narrativa de conflito entre produtores rurais e meio ambiente vem sendo uma das pautas prioritárias do setor junto a governos e sociedade civil. Com a implementação do Código Florestal em São Paulo e no restante do País, produtores serão obrigados a reservar até 80% de suas propriedades para preservação da vegetação nativa dependendo da localidade. “O principal ambientalista no Brasil hoje é o produtor rural, responsável por preservar a maior área”, disse Marcelo Vieira, presidente da SRB.

A segurança no campo, uma das principais preocupações de produtores rurais, também foi pauta do debate em perguntas direcionadas pela mediadora Samanta Duarte Nogueira, consultora da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e candidata a deputada federal pelo PSDB. Questionado sobre quais medidas poderiam ser tomadas para reduzir os roubos de cargas e insumos, Doria falou em fortalecer os batalhões, instalar luzes de LED nas entradas e saídas das estradas, além de monitorar as vias com drones. O candidato também se mostrou irredutível com invasões de propriedades rurais: “Movimentos invasores serão tratados como criminosos, sem nenhuma condescendência”, disse Doria.

O candidato também voltou a afirmar o compromisso de investir em novos modais para incrementar a logística. A hidrovia Tietê-Paraná e as ferrovias do estado serão concedidas à iniciativa privada para exploração, manutenção e aplicação. Doria adiantou ainda que investidores da China e do Oriente Médio, interessados em participar das licitações de projetos de infraestrutura no Brasil, também devem manifestar apetite pelas concorrências públicas no Estado de São Paulo.

Sobre a SRB

Fundada em 1919, a Sociedade Rural Brasileira trabalha há quase um século com políticas públicas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. Formada em sua origem por produtores rurais dotados da convicção de modernizar constantemente o setor, seja pelo melhoramento tecnológico, pelo ambiente regulatório e pelo aumento da produtividade, a SRB insere-se em pleno século XXI como uma plataforma de intermediação entre os diversos elos dessa cadeia produtiva. Solucionar conflitos, gerar consensos e encontrar soluções são os conceitos-chaves para que o agro brasileiro continue sendo cada vez mais eficiente, competitivo e sustentável.