O agricultor e pecuarista Jovelino Mineiro recebeu o prêmio pelo trabalho em benefício da pecuária zebuína

 

O membro do Conselho Superior da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Jovelino Carvalho Mineiro Filho foi homenageado nesta sexta-feira com o Mérito ABCZ 2018 na categoria nacional. A premiação é tradicionalmente entregue a cada edição da ExpoZebu para personalidades que se destacaram por desenvolver trabalhos em benefício da pecuária zebuína. Os homenageados dessa edição foram sugeridos pelos associados da ABCZ e pela diretoria da entidade.

Natural de São Paulo, Jovelino é agricultor e pecuarista com formação em economia e sociologia. Com um currículo bastante eclético, já passou pela gestão de emissoras de TV, pela diretoria de entidades de classe e pelo conselho administrativo de instituições sociais, como a AACD. É sócio fundador da Recepta Biopharma, empresa de biotecnologia dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento do câncer. Jovelino também é conselheiro superior do Agronegócio da COSAG/ FIESP, sócio efetivo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Diretor da Fundação FHC. Como presidente das Fazendas Sant’Anna desenvolve um trabalho de seleção das raças Brahman, Gir e Nelore.

Criado em 1997, o Mérito ABCZ foi entregue a outras 15 pessoas em 2018. São profissionais, criadores e lideranças de classe de todo o país divididos nas categorias Colaborador, Internacional, Nacional, Político e Técnico. Os outros homenageados foram: Luiz Carlos Alves da Costa, Erwin Federico Rek López, Analdio José de Castilho Filho, Danila Cleopath Camargo, Elair Bachi, Evandro do Carmo Guimarães, Glênio Martins de Lima Mariano, Helder Henrique Galera, José Transfiguração Figueiredo, Júlio Roberto de Macedo Bernanrdes, Nilo Caiado Fraga, Paulo Henrique Julião de Camargo, Ricardo Antônio Vicintin, Arthur César Pereira de Lira e Francisco Carlos Velasco.