O clima favorável, com bons volumes de chuva, deve garantir uma nova safra recorde grãos no país. Levantamento divulgado nesta quinta-feira (11/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta a colheita de 289,8 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas na safra 2021/2022, alta de 14,7% em relação à safra 2020/2021.

Além da expectativa de boas produtividades, a projeção leva em conta o aumento da área plantada. A estimativa para esta safra é de 71,8 milhões de hectares semeados, um crescimento de 4,1% em relação à safra anterior. Nesse total, estão incluídas as culturas de primeira safra, semeadas entre agosto e dezembro de 2021, as de segunda safra, semeadas entre janeiro e abril de 2022, e as culturas de terceira safra, semeadas entre meados de abril e junho de 2022.

Entre os destaques está a soja que deve crescer 3,5% em área plantada e contabilizar uma produção de 142 milhões de toneladas, mantendo o país como o maior produtor e exportador mundial. Este volume representa um aumento de 3,4% em relação ao ciclo 2020/2021 e também um avanço de 1% na comparação com a estimativa feita pela Conab em outubro.

Quanto ao milho, o volume total de produção deve chegar a 116,7 milhões de toneladas, um avanço de 34,1% em relação à safra passada. O volume é 0,3% maior se comparado ao relatório da Conab feito no mês passado. A área plantada com milho teve aumento de 2,5% na primeira safra, que tem maior cultivo na região sul do Brasil.

“É uma excelente notícia a expectativa de boas produtividades e safra recorde, mas devemos ficar muito atentos aos custos de produção”, destacou a presidente da SRB, Teresa Vendramini. A dirigente ressalta que os preços dos insumos vêm subindo muito e que uma boa gestão de custos e planejamento serão fundamentais no próximo ano.