Apesar dos problemas climáticos no sul do Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (9/12) projeções ainda mais otimistas para a produção de soja e milho no Brasil.

A safra de soja 2021/22 foi estimada em 142,8 milhões de toneladas, um volume recorde que fica 800 mil toneladas acima da previsão feita pela Conab em novembro. Na safra 2020/21 o Brasil produziu 137,3 milhões de toneladas de soja.

A exportação de soja do Brasil em 2022 também deve ser maior do que o projetado anteriormente. Deve alcançar 90,67 milhões de toneladas, ante 89,9 milhões na previsão de novembro. Em 2021 a Conab prevê o embarque de 85,79 milhões de toneladas, mais de 1 milhão de toneladas acima do estimado no último relatório.

Para a safra de milho 2021-22, a companhia prevê uma produção de 117,2 milhões de toneladas, ante 116,7 milhões na previsão anterior. É um aumento significativo em relação às 87 milhões de toneladas produzidas em 2020/21, quando a segunda safra de milho foi fortemente afetada pelo clima seco e pela ocorrência de geadas.

Consultorias privadas vêm alertando para uma possível quebra na produção de milho da região sul nesta safra de verão, especialmente no Rio Grande do Sul. Apesar disso, a Conab elevou a previsão para o milho de primeira safra, destacado a boa produtividade em outras regiões do país. Mas o relatório alerta que previsões climáticas para dezembro ainda trazem preocupação para produção de milho no Rio Grande do Sul.

A presidente da SRB, Teresa Vendramini, destaca que o aumento na produção é uma boa notícia, mas ressalta que a alta expressiva nos custos dos insumos segue como grande preocupação no campo, já que a rentabilidade tende a ser menor.