Acordo vai promover intercâmbio tecnológico e comercial entre Brasil e França para abrir novos mercados e oportunidades

Parceria será formalizada pela Embaixada da França no Brasil durante a Agrishow. Entidades já planejam uma rodada internacional de negócios para 2017. 

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) firmou parceria com a Business France, agência do governo francês empenhada em auxiliar no desenvolvimento internacional de empresas pelo mundo. O acordo será formalizado pelo Conselheiro comercial da Embaixada da França no Brasil et Diretor América Latina da Business France, Benoit Trivulce, em visita à Agrishow no dia 26 de abril. A comitiva francesa será recebida em Ribeirão Preto pelos líderes das entidades integrantes da feira, entre eles o presidente da SRB, Gustavo Diniz Junqueira. Depois de visitar o espaço de algumas empresas no evento, a comitiva concederá entrevista coletiva para oficializar a parceria.

O acordo com a Business France servirá para capitanear negócios visando a descoberta de oportunidades para o agronegócio. Na visão de Junqueira é uma nova porta que se abre para o intercâmbio tecnológico e comercial entre os dois países. O dirigente explica que iniciativas como essa justificam o protagonismo do setor na economia nacional. “Nosso agro se coloca mais uma vez no caminho da capacitação e da inovação, o produtor brasileiro não medirá esforços em busca de seu espaço no mercado internacional”, diz reforçando ainda o papel de destaque da França no cenário mondial. O País é o maior produtor agrícola da Europa, com 19% da produção vegetal e 16% da produção animal.

Na agenda de atividades da parceria SRB e Business France está uma rodada internacional de negócios, programada para fevereiro de 2017, em Paris, em cooperação com a AXEMA, principal sindicato francês do segmento de máquinas e implementos agrícolas. Produtores brasileiros e empresas nacionais interessadas em maquinário agrícola serão selecionadas para um encontro com indústrias francesas para descobrir as inovações tecnológicas propostas nesse mercado. A França responde por 12% da produção europeia de máquinas agrícolas, ficando atrás apenas da Alemanha e da Itália. Com uma indústria voltada à exportação, negociando 70% da produção no mercado externo, o segmento movimentou cerca de 5 bilhões de euros no país em 2015. Segundo Benoit Trivulce, produtores rurais e empresários brasileiros devem aproveitar a força da indústria francesa de máquinas e implementos, inclusive quando o assunto é tecnologia. “Parte do faturamento é investido em pesquisa e desenvolvimento, resultando em três mil patentes a cada ano, com grande foco na agricultura de precisão”, destaca Trivulce.

A ideia de firmar um acordo entre as entidades do Brasil e da França teve início no ano passado, durante a Conferência Mundial do Clima, a COP 21 de Paris. Na oportunidade a SRB realizou um debate sobre uso sustentável das terras em conjunto com a Business France. O Brasil já conta com cerca de 850 empresas francesas instaladas em território nacional, gerando mais de 600 mil empregos diretos no país. Na Europa, a França só perde para a Inglaterra em quantidade de investimentos brasileiros. São mais de 20 grupos, empregando 1300 pessoas.