A Sociedade Rural Brasileira e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo promoveram nesta terça-feira (06/09) uma reunião para apresentar os ‘Avanços e Desafios do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e do PRA (Programa de Regularização Ambiental) no Estado de São Paulo’. A boa notícia é que o estado de São Paulo está com 95% dos cadastros do CAR analisados, somando um pouco mais de 379 mil registros de 645 municípios paulistas.

Os dados foram apresentados pela Coordenadora de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Agricultura, Cristina Murgel, que destacou as ações implementadas pela pasta para conseguir tal avanço. “Esse resultado só foi possível com automatização da análise e a integração do SICAR ao sistema federal”, explicou. Apesar disso, segundo ela, o processo de regularização está parado porque ainda falta o “aceite” do produtor no sistema para concluir a análise. “Apenas 4% dos produtores rurais acessaram o sistema e verificaram a análise feita pelo governo. É preciso a aceitação do proprietário para ficar com o status de concluído”, explicou.

O Secretário de Agricultura de SP, Francisco Maturro, alertou que essa pendência tem impedido até o acesso ao crédito por parte dos produtores paulistas. “Estamos fazendo uma força-tarefa para levar essa informação para o campo, por isso vamos começar um Mutirão do CAR em parceria com as prefeituras”, disse o secretário sobre ações já programadas em Borborema, Itápolis, Bauru e Novo Horizonte, no interior de São Paulo. 

O ex-diretor de regularização ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, João Adrien, que participou da reunião remotamente de Nova York, parabenizou o Governo de São Paulo pela conquista. “Foi um grande avanço passar a agenda do Cadastro Ambiental Rural para as Secretarias de Agricultura e também para o Ministério da Agricultura, porém a continuidade deste processo é fundamental. Vamos precisar de muito engajamento para que os produtores acessem o CAR analisado, mas sobretudo para que os novos governos estaduais deem continuidade a esse processo”, declarou Adrien. 

O  ex-presidente da SRB, Pedro Camargo Neto, que também estava presente, parabenizou a Secretaria de Agricultura de SP pela liderança na pauta de regularização ambiental e destacou o papel da presidente da SRB, Teresa Vendramini, em conciliar as agendas para promover o tema e encurtar o caminho entre a informação e os produtores rurais.

Participaram ainda do Fórum mais de 60 produtores rurais remotamente, além do diretor de Sustentabilidade Agroambiental da Secretaria de Agricultura de SP, Luis Gustavo Ferreira;  do conselheiro da SRB, Ricardo Sassi; da diretoria da SRB e da FAESP (Federação de Agricultura do Estado de São Paulo) e representantes da Suzano S/A, Agro Tools, Biofílica, Conab, XP Investimento e Usina Colombo.