A Sociedade Rural Brasileira considerou muito positivo o avanço na análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural, o chamado CAR, que fornece informações sobre a situação de cada propriedade rural em relação ao cumprimento da legislação ambiental e permite a adesão ao PRA – Programa de Regularização Ambiental – para que cada vez mais áreas possam estar em total conformidade com a preservação do meio ambiente. 

Em todo o país, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) informou que, em parceria com os estados, foram analisados entre julho e dezembro de 2021 os dados de mais de 180 mil processos, o que corresponde a 34% de todo o volume que havia sido analisado nos últimos sete anos, desde a criação do sistema do CAR em 2014.

“O resultado foi devido à implementação da ferramenta de análise dinamizada do CAR, o AnalisaCAR , que permitiu a verificação dos dados declarados no cadastro nacional de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados” explicou o diretor de Regularização Ambiental do SFB, João Adrien.

No estado de São Paulo, por exemplo, foi possível analisar 88% da base de cadastros e a expectativa é concluir o processo nos próximos 15 dias. De acordo com os dados do governo estadual, 57% foram aprovados, ou seja, não possuem passivos ambientais.

“Este avanço na análise do CAR é um passo importantíssimo para uma das principais bandeiras da SRB, que é a efetivação do nosso Código Florestal, uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e que não vinha sendo colocada totalmente em prática”, destacou a presidente da SRB, Teresa Vendramini. 

A dirigente lembra que cada vez mais o agro vem se mostrando sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social. “E essas ferramentas são fundamentais para comprovar o que vem sendo feito de forma correta e fiscalizar aqueles que eventualmente estejam descumprindo a lei”, acrescentou. 

A partir da análise dos dados do CAR, os produtores rurais que estiverem com déficit de vegetação poderão iniciar a regularização ambiental de seus imóveis e aqueles que tiverem excedentes de vegetação poderão acessar os benefícios da conservação ambiental, como as Cotas de Reserva Ambiental e outras modalidades de Pagamentos por Serviços Ambientais, de acordo com o SFB. Outro grande benefício para o Brasil é o cumprimento de metas internacionais, permitindo a inserção do setor ao mercado de crédito de carbono.