Depois de ocupar cargos importantes junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ao longo dos últimos 3 anos, o produtor rural e conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, João Adrien, deixou o Ministério nesta segunda-feira, dia 04/04.  

A exoneração acompanha outras mudanças na pasta, incluindo a saída da ministra Tereza Cristina, que deixou o cargo para concorrer ao Senado pelo estado de Mato Grosso do Sul. “A razão desta mudança neste momento é o fato de ter sido aceito para um programa de mestrado na Universidade de Columbia, caso contrário teria continuado, tendo em vista que o novo Ministro Marcos Montes é um grande conhecedor do setor e certamente dará continuidade aos avanços trazidos por toda a equipe do MAPA durante a gestão da Ministra Tereza Cristina, com quem tenho profundo respeito e grande admiração “, explicou Adrien. O atual Conselheiro da SRB ficará nos Estados Unidos por um ano e meio para se dedicar aos estudos na área de políticas públicas, relações internacionais e ciências ambientais.

Adrien iniciou suas atividades no MAPA ocupando o cargo de Assessor de Assuntos Socioambientais junto ao Gabinete da Ministra Tereza Cristina  quando atuou na coordenação e apoio nos diversos temas ligados à temática da agricultura sustentável. A nova estrutura do MAPA trouxe agendas, tais como a incorporação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com todos os temas da agricultura familiar, o INCRA e o Serviço Florestal Brasileiro, entre outros. João Adrien atuou na estruturação da Comissão do Desenvolvimento Sustentável da Agropecuária (CDSA), integrando todas as secretarias vinculadas ao ministério para posicionamento e alinhamento sobre os temas relativos à pasta. Uma importante contribuição da CDSA foi a publicação da Agenda Estratégia para Agropecuária Sustentável, apresentando as principais ações e iniciativas da pasta para promoção de uma agricultura sustentável, eficiente e inclusiva.  Além disso, atuou como integrante das delegações oficiais de importantes fóruns de negociações internacionais como na Conferência do Clima durante a COP-25 em Madri e a COP-26 em Glasgow, além de integrar o grupo de coordenação dos trabalhos para a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU.

Desde maio de 2021,  João Francisco Adrien Fernandes assumiu o cargo de Diretor de Regularização Ambiental no Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Mapa. Nesta função, o economista liderou a agenda de implementação do novo Código Florestal, uma das principais legislações que regula a ocupação nas propriedades rurais, conciliando a produção com a preservação e garantindo a segurança jurídica ao produtor rural. Uma importante contribuição de seu trabalho foi a elaboração do Módulo de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com intuito de avançar na análise e qualificação dos dados declarados pelos produtores. Além disso, foi lançado o Módulo de Regularização Ambiental (MRA) com intuito de viabilizar a adesão dos produtores rurais ao PRA (Programa de Regularização Ambiental). No dia 29.03 foi publicado o Plano Nacional para Regularização Ambiental dos imóveis Rurais, o RegularizAgro pelo Decreto 11.015/2022, com intuito de avançar em um plano integrado entre Estados e a União para efetiva implementação do Código Florestal.

“O Código Florestal Brasileiro é uma das legislações mais importantes para garantir a conciliação da produção agropecuária com a preservação ambiental. A SRB foi muito atuante desde a época da aprovação da lei, em 2012, quando pude acompanhar de perto todo o processo de negociação e construção dessa legislação.  Recentemente, estar à frente da implementação desta legislação no âmbito do Executivo foi uma experiência profissional única e somente reforçou minha convicção que a efetiva implementação do Código Florestal trará uma mudança de paradigma importante para a gestão do território nacional, trazendo importantes benefícios à agropecuária brasileira” destacou Adrien.

“A SRB e os produtores rurais do país só têm a agradecer pelo trabalho essencial liderado pelo João Adrien e demais integrantes da equipe da ministra Tereza Cristina”, afirmou a presidente da SRB, Teresa Vendramini. Ela ressaltou os avanços importantes em temas que são prioridades para o agronegócio, como a implementação do Código Florestal, as negociações internacionais para posicionar o setor de forma pró ativa nos temas da sustentabilidade, bem como garantir que as políticas públicas direcionadas ao setor tenham visão e atendam as demandas dos produtores rurais.