Presidente participou da abertura do Global Agribusiness Forum 2016; do lado de fora do evento, houve protestos contra o interino

Entidades do agronegócio brasileiro divulgaram nesta segunda-feira (4/7), durante o Global Agribusiness Forum 2016 (GAF 16), em São Paulo, um “manifesto de confiança” ao governo do presidente em exercício, Michel Temer. “Confiamos que a liderança do Presidente Michel Temer será capaz de pacificar e unificar todos os brasileiros para que seja possível construirmos um novo amanhã para o nosso país”, destaca o documento, assinado por mais de 40 entidades do segmento e que foi lido pelo presidente da Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos.

O manifesto afirma que o ministério montado por Temer é reconhecido pela “capacidade técnica e larga experiência para as pastas da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Relações Exteriores”. Tal gabinete ministerial “reforça a percepção do setor produtivo de que a nova administração trabalha com seriedade e determinação” para que o país tome as medidas necessárias à recuperação econômica, diz o texto.

Ainda conforme o manifesto, “é importante darmos espaço a uma visão eficiente de gestão pública, ancorada no contínuo avanço tecnológico, na força e no empreendedorismo do empresário moderno, principalmente do empresário rural brasileiro”. Por fim, o documento avalia que Temer será capaz de, “com pragmatismo diplomático e inteligência comercial”, conquistar “novos mercados para os produtos brasileiros no comércio internacional”.

Assinam o manifesto associações como a Brasileira do Agronegócio (Abag), ABCZ, das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), além da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Temer participa neste momento da cerimônia de abertura do GAF 16, em São Paulo, ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, dentre outras autoridades.

Manifestação

Durante o evento, um grupo de cerca 15 pessoas protestava contra o presidente em exercício Michel Temer, em frente ao Hotel Hyatt, onde se realiza o GAF 2016.

Enquanto os manifestantes erguiam placas com dizeres “Fora Temer” e “Dilma precisa voltar” e gritavam palavras de ordem como “Golpistas, fascistas, não passarão” e “Temer, sua hora vai chegar”, o presidente em exercício participava da abertura do evento.

Também participam do fórum alguns dos ministros do governo interino, como o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Entre os manifestantes estão membros da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), da Juventude do PT, do coletivo Oculta e também populares que se mobilizaram por meio das mídias sociais. “Em pouco tempo, esse governo só fez coisa errada, aprovou medidas neoliberais. O Senado não pode aprovar o impeachment, que é ilegal, como as perícias já têm demonstrado. A saída da Dilma (Rousseff) foi articulada por grupos que queriam surfar na onda da corrupção”, disse Edva Aguiar, que se apresentou como sendo parte da “população indignada”.

Fonte: Globo Rural