A Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM), que reúne dez entidades do bloco, fez um alerta sobre os casos de violação do direito a propriedade privada em diversos países da região. Em declaração divulgada no dia 22 de outubro, a FARM menciona preocupação, por exemplo, com as invasões de terras na Argentina e no Paraguai. De acordo com a entidade, a situação é crítica, mas os governos têm sido permissivos e indiferentes em relação ao problema.

O texto divulgado pela FARM lembra que a propriedade privada é um fundamento central do Estado de Direito, e condena atos que violem os direitos constitucionais. Ressalta ainda que ações que afetem o setor produtivo, ameaçam o desenvolvimento econômico e social do Mercosul, com prejuízos para a economia e toda a sociedade. A entidade encerra a nota com um apelo para que os diferentes poderes nos países do Mercosul atuem de acordo com a legislação em vigor, para garantir a paz entre os povos. De acordo com dados divulgados pela BBC, somente na província de Buenos Aires, na Argentina, já são 1800 propriedades rurais invadidas

A atual presidente da FARM, Teresa Vendramini, que também lidera a Sociedade Rural Brasileira considera fundamental que as autoridades sejam sensibilidades pelo apelo das associações rurais do Mercosul, que representam seis países. “Faço parte da terceira geração de uma família que se dedica a produção agropecuária e sempre defendi a livre iniciativa e a propriedade privada como pilares do Estado de Direito”, diz a dirigente. Teresa Vendramini completa: “o agro do Mercosul precisa estar unido em defesa destes direitos fundamentais, para resguardar o emprego e a renda gerados pela agropecuária nos países da região”.