Os pequenos e médios produtores de carne e leite do estado de São Paulo devem ganhar em breve mais uma ação de incentivo para o melhoramento do rebanho. A Sociedade Rural Brasileira está assinando um termo de cooperação técnica com a ABCZ, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O objetivo é estender para a pecuária paulista os benefícios do programa conhecido como Pró-genética, que incentiva a disseminação de reprodutores geneticamente provados para melhorar o rebanho brasileiro.

Com este acordo, a SRB pretende estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas propriedades rurais. O projeto é baseado no uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), com Registro Genealógico Definitivo (RGD) e Exame Andrológico apto a reprodução, com idade até 42 meses. O diretor executivo da SRB, Luiz Roberto Zillo, explica que, ao adotar esta prática, o pequeno e médio produtor pode conseguir melhorar o seu rebanho e ganhar produtividade.

Outro objetivo é fazer uma conexão entre os segmentos de produção de genética especializada (os chamados “rebanhos de elite”) com os rebanhos comerciais que são a base da pecuária.

O anúncio oficial e o detalhamento do acordo será feito em setembro pelas duas entidades. Enquanto isso, a SRB vai buscar o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, que precisa viabilizar a implantação do Pró-Genética no estado de São Paulo. O projeto depende do financiamento de bancos públicos. A ABCZ  se compromete em atuar conjuntamente para viabilizar a oferta de crédito junto aos agentes financeiros, assim como promover a realização de “Feiras de Touros, Leilões e Shoppings”.

Outra contribuição da ABCZ será disponibilizar técnicos para ações de extensão rural, treinamento e capacitação junto às comunidades de produtores rurais, em parceria com a SRB.