Para entidade, programa traz mensagem sem embasamento técnico, denigre a reputação do produtor brasileiro e distorce as ações das substâncias de combate às pragas na agricultura

 

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) vem a público contestar a esquete sobre o uso de defensivos agrícolas, exibida pelo programa “Zorra Total”, da Rede Globo, no último sábado, dia 03. A entidade avalia que a paródia do clássico infantil “Sitio do Picapau Amarelo” transmitiu mensagem ideológica, sem embasamento técnico ou científico, sobre a autorização de novos registros de substâncias de combate à praga na agricultura.

Segundo a SRB, o quadro causa distorção sobre o trabalho realizado pelos agricultores brasileiros que seguem o rigor da legislação sobre o uso de defensivos no País. Além disso, avalia a entidade, o programa presta um desserviço ao telespectador, ao comparar a veneno as substâncias químicas, físicas ou biológicas usadas na agricultura para garantir a produção sustentável e que são fundamentais para a defesa das lavouras contra o ataque de insetos, plantas daninhas e doenças. As pragas podem causar sérios danos à agricultura, como a perda total de lavouras, provocando prejuízos tanto ao produtor como ao consumidor final.

A SRB ainda esclarece que o Brasil ocupa a 44ª posição no ranking de uso de defensivos agrícolas, com consumo relativo nacional de 4,31 quilos de agroquímicos por hectare cultivado em 2016, segundo os dados mais recentes da FAO (Food and Agriculture Organization of the United States), uma das maiores referências mundiais em agricultura. Por isso, a entidade ressalta que para o Brasil seguir a tendência de produzir mais alimentos com menor quantidade de defensivos, é imprescindível que o debate seja pautado em dados técnicos e científicos, sem os estereótipos do senso comum.