Entidade manifesta apoio ao prosseguimento das apurações de falhas e irregularidades praticadas pelo BNDES, mas defende reputação do ex-ministro em sugestões de indiciamentos

 

São Paulo, 10 de Outubro – A Sociedade Rural Brasileira (SRB) expressa publicamente que confia absolutamente no caráter ilibado do engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, ex-presidente desta entidade e ex-ministro da Agricultura do Brasil – que batalha na defesa do agro há mais de 40 anos, sendo incapaz de praticar qualquer irregularidade em qualquer cargo público ou privado. Nos anos que passou a frente do Ministério da Agricultura, defendeu ferrenhamente o produtor rural brasileiro e foi responsável pela sobrevivência do modelo de agropecuária baseado na iniciativa privada e na economia de mercado.

A manifestação da SRB é uma reação à citação do nome de Rodrigues no relatório final da Comissão de Assuntos Parlamentares (CPI) apresentado na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira. O relatório ainda deve ser votado no Plenário da Comissão.

Roberto Rodrigues é citado no relatório em razão de sua atuação no período entre janeiro de 2003 a julho de 2006 como membro do Conselho de Ministros da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Não há dúvidas que Roberto Rodrigues é um dos mais reconhecidos defensores do agronegócio brasileiro e possui uma destacada atuação na esfera pública. Roberto Rodrigues liderou importantes órgãos, instituições e associações representativas. Atualmente, ocupa o posto de Embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e é Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.

A Sociedade Rural Brasileira ainda reitera seu apoio à CPI do BNDES, com punição a ex-presidentes, ex-ministros, empresários e ex-servidores julgados culpados por irregularidades.