Para entidade, projeto poderá garantir o equilíbrio socioeconômico da agricultura brasileira e ser o primeiro passo para a superação da crise provocada pela pandemia

A Sociedade Rural Brasileira encaminhou na sexta-feira, 17 de abril, um ofício ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, solicitando a retomada à pauta a votação da Medida Provisória do Contrato Verde e Amarelo, em caráter de urgência. A MP 905/2020, que propõe iniciativas para facilitar a contratação de jovens, estava prevista para ser votada na sexta-feira, mas foi adiada. Esta segunda, 20 de abril, é o último dia em que a MP tem poder legal. Se não for votado, o projeto perde a validade.

No ofício, a SRB ressalta que a MP é um dos principais instrumentos editados pelo Governo Federal que visam fortalecer o Brasil e pode ser o primeiro passo para ajudar o País a superar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo a entidade, parte do setor agropecuário já vem sofrendo os efeitos da crise por força da falta de consumo e das dificuldades da população se manter economicamente ativa em seus postos de trabalho.

Confira na íntegra a carta assinada pela presidente da SRB, Teresa Vendramini.

Excelentíssimo Senhor Presidente do Senado,

A Sociedade Rural Brasileira (SRB), entidade que congrega os proprietários e produtores rurais do Brasil há mais de um século, vem, publicamente, chamar a atenção da Presidência do Senado Federal em face da necessária aprovação, em caráter de urgência, da Medida Provisória 905.

A MP 905/2020 é um dos principais instrumentos editados pelo Governo Federal que visa a retomada econômica e o fortalecimento do País, se tornando ainda mais necessária após a pandemia do Covid-19, que vem causando consequências econômicas e sociais desastrosas para o Brasil e o mundo.

Para nós, produtores e proprietários rurais, embora alguns setores da nossa classe não estejam sendo afetados por ora, grande parte do setor agropecuário já vem sofrendo os efeitos dessa pandemia, em vista da falta de consumo e dificuldades em se manter a população economicamente ativa em seus postos de trabalho.

Nesse sentido, entendemos que os mecanismos gerados pela MP 905/2020, poderão fortalecer o fornecimento de alimentos, fibras e energia, garantindo o equilíbrio socioeconômico do setor agropecuário e, principalmente, para de toda sociedade.

Desta forma, solicitamos que o Senado Federal vote a MP antes que ela perca a eficácia, transformando a “Lei Verde e Amarelo” no primeiro passo, hoje sob a responsabilidade da Câmara Alta do Congresso Nacional, para a superação desta crise que assola o Brasil.

Certos de sua compreensão, sem mais, aproveitamos para renovar os votos da maior estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

Teresa Vendramini
Presidente