Evento foi prestigiado por produtores rurais, parlamentares, autoridades e lideranças do agronegócio brasileiro

 

Centenas de personalidades lotaram o Jockey Club de São Paulo nesta segunda-feira, 30 de setembro, para prestigiar o evento em comemoração aos 100 anos da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Simultaneamente ao jantar, servido nos salões nobres, páreos de corridas de cavalo eram disputados na pista, cada um homenageando uma cultura do agronegócio brasileiro. Mais de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia, entre produtores rurais, empresários, parlamentares e lideranças do setor. O evento contou ainda com as presenças da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do governador de São Paulo, João Doria, e do prefeito da cidade, Bruno Covas.

Os convidados foram recepcionados pelo presidente da SRB, Marcelo Vieira, que falou da satisfação em representar a entidade em um momento histórico. Vieira disse que o Brasil, entre os países produtores de alimentos, tem a legislação ambiental mais exigente e a legislação trabalhista mais completa do mundo. Isso torna a produção nacional uma das mais sustentáveis do mercado mundial, na sua avaliação. O presidente afirmou ainda que, apesar de o País ter os custos mais competitivos, “o Custo Brasil, advindo da regulamentação excessiva, agrega custos desnecessários”. Isso, na opinião do dirigente, “envolve desde a logística até a burocracia”, disse. “No entanto, temos agora grandes oportunidades de reformas reduzindo essas limitações, concluiu o presidente da SRB.

Em seus discursos, a ministra Tereza Cristina e o governador João Doria ressaltaram o empenho em mostrar ao mundo as vantagens da produção nacional, que nos últimos anos consegue aliar desenvolvimento e preservação ambiental.

Tereza Cristina falou do encontro recente com ministros do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) e contou como as autoridades internacionais ficaram encantadas com o que viram no Brasil. A ministra também parabenizou os homens e mulheres que ajudaram a fazer da SRB uma das entidades associativas que melhor representam a força do agronegócio brasileiro. “Isso mostra por que a agricultura está na vanguarda e puxando a economia”, disse.

Já João Doria falou de sua recente viagem à Ásia, onde visitou a China e o Japão. Segundo o governador, a partir do ano que vem 10% dos 250 milhões de novos veículos da China serão aditivados com etanol do Brasil, produzido em São Paulo. “Tenho visto conhecimento e esforço da ministra para trabalhar essas vantagens do agro”, disse Doria.

A cerimônia contou ainda com a presença dos ex-presidentes da SRB, Flávio Teles de Menezes, Pedro de Camargo Neto, Roberto Rodrigues, João de Almeida Sampaio Filho, Cesário Ramalho e Gustavo Diniz Junqueira, atual secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.