Seminário da ESALQ discutiu os novos conceitos da Economia Circular e como o agronegócio apresenta grandes oportunidades para tornar-se cada vez mais competitivo

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) participou na última sexta-feira, dia 24 de novembro, em Piracicaba, interior de São Paulo, do 1º Seminário Brasileiro em Economia Circular no Agro e Florestas. O evento reuniu lideranças do setor, acadêmicos, CEOs, pesquisadores e gestores ambientais para identificar oportunidades de negócios circulares nas diversas cadeias de valor do agronegócio. A economia circular é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização e reaproveitamento dos recursos naturais tendo como princípio a reutilização da matéria prima tornando resíduos em novos recursos de produção. O seminário foi realizado no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP.

O diretor da SRB João Adrien participou de um painel sobre os princípios da economia circular. “Participamos para demonstrar como o Brasil tem um grande potencial para desenvolver o conceito de economia circular, renovável, como fator de competitividade. A agro hoje concentra os melhores exemplos de reutilização, renovação e uso eficiente dos recursos naturais e energéticos e isso deve ser promovido”, adianta Adrien. Segundo o diretor, os conceitos de economia circular já são utilizados em projetos de grandes empresas do setor, interessadas em aproveitar melhor seus recursos e reverter os ganhos em vantagens competitivas.

Também participaram do painel o diretor do Departamento de Biocombustíveis do BNDES, Artur Yabe Milanez, o superintendente da área de Inovação em Indústria, Engenharia e Serviços da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Mauricio Syrio, além dos sócios da SP Ventures, Thiago Lobão, e da Find Consultoria, Luciano Almeida. O debate foi mediado por Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa desenvolvida pela ONU para mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores sociais e ambientais.

Após o debate foi realizado um workshop sobre design thinking voltado para o agronegócio. A atividade, conduzida por professores da ESALQ, foi focada em temas de interesse para criação de novos modelos de produção de carne, redução de perdas dos alimentos e aproveitamento da biomassa para desenho de produtos com maior valor agregado.