Quem Somos

brasao

Fundada em 1919, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) é uma associação de produtores rurais que trabalha, há quase cem anos, na representação política em defesa do setor agropecuário para o desenvolvimento do Brasil.

A entidade é um espaço propositivo na busca de soluções e em defesa de pleitos dos produtores rurais para assegurar a valorização, a eficiência e competitividade do agronegócio brasileiro.

Como integrante do Instituto Pensar Agro (IPA), que apoia a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – que congrega mais de 200 Deputados Federais e Senadores –, a SRB também tem o compromisso de atuar na articulação de ações, no sentido de assumir a liderança, criar movimentos, questionar, impactar e influenciar a tomada de decisões em diversos âmbitos, como autarquias públicas, Governos, Congresso Nacional, Ministérios, Secretarias, Tribunais de Justiça, além de movimentos empresariais no Brasil e nas comunidades internacionais.

A SRB também cultiva a tradição de trabalhar para estabelecer discussões para o avanço de marcos regulatórios, com o objetivo de garantir a segurança jurídica para o desenvolvimento e a plena melhoria da produção brasileira. Ainda como parte de sua história, a Sociedade Rural Brasileira sempre encarou os desafi os para criar condições favoráveis aos investimentos e à redução da burocracia.

Ressalte-se ainda que esta entidade tem a convicção de que o desenvolvimento do Brasil passa pela modernização constante do setor, pelo investimento em inovação e tecnologia, além da consolidação da imagem e conscientização da população brasileira e comunidades internacionais sobre a relevância dos produtores rurais para a economia, recordistas em exportações com qualidade e altamente competitivos nos mercados globais.

Com sede em São Paulo, a SRB desenvolve os comitês Sustentabilidade, Mercados e Finanças, Jurídico, Tributário, Governança de Terras, Bem-estar animal e Liderança e Juventude, como forma de gerar conteúdo e subsídios para o posicionamento da entidade frente aos seus desafios. Também sedia a Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (CARB), primeiro centro de resolução especialmente direcionado para as questões rurais e agrárias.

Em parceria com outras entidades e com a APEX, participa ativamente do Projeto PAM-AGRO, que visa reposicionar a imagem da produção brasileira. O objetivo é dar ao produtor rural a oportunidade de agregar valor aos seus produtos, obter financiamento, participar de negociações internacionais e acessar novos consumidores e mercados. No âmbito internacional, é integrante da FARM (Federación de Asociaciones Rurales del Mercosur) e participa de discussões na OMC (Organização Mundial do Comércio) e na ONU.

A SRB congrega associados de todo o Brasil, entre pessoas físicas e jurídicas, que compartilham conquistas e desfrutam das vantagens práticas no dia a dia da atividade rural. Temos a satisfação de integrar este grupo de produtores rurais que atuam para melhoria e desenvolvimento do agronegócio brasileiro na mais tradicional entidade de classe do setor no Brasil. Junte-se a nós!

Nossa Missão. Nossos Valores

• Congregar e articular a cadeia produtiva para estimular sua auto-regulação e defender os interesses do agronegócio brasileiro;

• Conquistar o bem-estar do produtor rural e do cidadão brasileiro, através de ações políticas e educativas, buscando o incremento da produtividade, o abastecimento do mercado interno e a geração de excedentes exportáveis.

• Contribuir nos processos de mudança para a construção de uma agricultura forte e moderna, superando as expectativas de nossos associados, através da excelência em ações éticase inovadoras.

• Comprometimento com as causas do meio rural, priorizando os interesses da nação;

• Manutenção da integridade e da ética em todas as ações;

• Respeito à propriedade e ao Estado de direito;

• Aceitação de posições divergentes, sem intransigência;

• Convicção nas causas, independentemente das conveniências;

• Compromisso com a constante inovação e com a qualidade da atividade agropecuária;

• Respeito ao meio ambiente e compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental do agro brasileiro.