Portal da Regularização Ambiental SRB REGULARIZE JÁ

Marcelo Vieira assume presidência da SRB

Produtor de Minas Gerais foi eleito para triênio 2017-2020, por indicação de Gustavo Diniz Junqueira, seu antecessor no cargo
O Conselho Superior da Sociedade Rural Brasileira (SRB) elegeu na última quarta-feira, dia 8 de fevereiro, Marcelo Vieira como novo presidente da entidade, para mandato de três anos a partir desta data. Vieira foi uma indicação de seu antecessor no cargo, Gustavo Diniz Junqueira, que encerrou sua gestão, iniciada em fevereiro de 2014.

Vice-presidente durante a Presidência de Junqueira e membro do Conselho da SRB desde 2014, Marcelo Vieira possui tradicional vínculo com o agronegócio. Ele é produtor e administrador de empresas agrícolas há mais de 40 anos, com destaque nas culturas de café, cana-de-açúcar e pecuária. Entre 2005 e 2014, foi o principal executivo da Adecoagro no Brasil, uma das principais empresas de alimentos e energia renovável da América Latina, com produção de grãos e leite na Argentina e etanol, açúcar, energia de biomassa, grãos e algodão no Brasil.

Com trânsito entre importantes entidades do agro, Vieira é membro do conselho da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), entidade que ajudou a fundar em 1991, e membro do conselho de administração da Adecoagro. Vieira também traz no currículo a experiência de ter sido dirigente de várias associações setoriais, como o Sindicato do Açúcar de Minas Gerais e a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul). É engenheiro mecânico formado pela PUC do Rio de Janeiro, com pós-graduação pelo Imperial College da Universidade de Londres.

Em um comunicado enviado aos associados, Vieira se compromete a aprofundar a atuação da SRB em grandes e importantes temas da agenda do setor. Entre eles, o dirigente destaca as discussões com o Governo Federal e o Congresso Nacional sobre a regulação das atividades do agronegócio, as políticas de apoio ao desenvolvimento do setor e a estruturação de novos modelos de financiamento que viabilizem a expansão da produção para atender à crescente demanda mundial. Para garantir a adequada valoração dos produtos, afirma Vieira, a SRB desenvolveu importantes projetos em parceria com outras entidades do agronegócio. Um dos principais objetivos é trabalhar a imagem internacional do agro brasileiro, garantindo abertura de novos mercados consumidores e o acesso àqueles que hoje apresentam restrições.

O novo presidente da SRB também enfatizou a importância da participação ativa dos produtores rurais nos comitês da SRB. “São nesses fóruns que debatemos novas propostas e projetos que possam garantir a viabilidade e a competitividade da agropecuária brasileira. A SRB tem cinco comitês permanentes: Leis e Regulamentos, Mercados e Finanças, Sustentabilidade, Questões Fundiárias e Liderança e Juventude. “Cada vez mais, o ambiente regulatório influencia diretamente o dia a dia do produtor rural. A SRB vem desenvolvendo projetos, debates e propostas para que tais exigências não comprometam a viabilidade da atividade agropecuária brasileira”, afirma Vieira.

Marcelo Vieira comandará a SRB ao lado de destacadas figuras do agronegócio brasileiro, como Pedro de Camargo Neto, Jayme da Silva Telles e Francisco de Godoy Bueno, nas vice-presidências, e os diretores João Adrien, Bento Mineiro, Joaquim Pereira Leite, Guilherme Nastari, Teresa Cristina Vendramini e Frederico D’Avila.
 
 

Galeria de Imagens

 


Assuntos mais buscados