Portal da Regularização Ambiental SRB REGULARIZE JÁ

Sociedade Rural Brasileira e Agroconsult lançam o Rally da Pecuária 2015

Tradicional expedição técnica das condições da bovinocultura do País começa no próximo domingo (26)

Redação


A Sociedade Rural Brasileira (SRB) é a nova organizadora do Rally da Pecuária, tradicional expedição técnica das condições da bovinocultura do País, em parceria com a consultoria Agroconsult.


A apresentação da edição 2015 do Rally foi feita nesta quinta-feira (23), em entrevista coletiva, na sede da Rural, na capital paulista, e contou com as presenças do presidente da Rural, Gustavo Diniz Junqueira, e dos diretores da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira e André Pessôa.


”O Rally é mais uma grande novidade do pacote de novos projetos da Rural, com foco na geração de conhecimento e conteúdo que indique os caminhos da pecuária, da agricultura, do agronegócio do futuro, que devem e precisam produzir cada vez mais com menos", afirmou Junqueira.


O levantamento


O Rally vai a campo a partir de domingo (26), com o objetivo de realizar uma avaliação completa das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. As equipes do Rally irão medir a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.


As equipes do Rally visitarão propriedades no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre mapeando e fotografando pastagens, para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas.


De acordo com Pessôa, as áreas visitadas respondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne.


Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, os técnicos do Rally conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, área de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.


No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 encontros, sendo sete eventos regionais para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, e cinco eventos no formato do Circuito Rural, que discutirão com os pecuaristas temas como controle de invasoras e pastagens de alto desempenho, correção, fertilização e garantia da longevidade das pastagens, crédito, financiamento e a linha ABC, a sucessão familiar, custos, resultados e tendências da aplicação de tecnologia na pecuária.

 
 

Galeria de Imagens

 


Assuntos mais buscados