Gustavo Diniz Junqueira, presidente da entidade, também tem encontro marcado com a americana Darci Vetter, chefe do USTR

Iniciativas do executivo marcam as estratégias de articulação da SRB para promover o agronegócio brasileiro no mercado internacional

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Diniz Junqueira, receberá o Presidente da República, Michel Temer, no Global Agribusiness Forum (GAF16), o maior evento do agronegócio mundial, que acontece nesta segunda-feira, dia 4, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. A recepção ocorrerá durante a cerimônia de abertura do evento, às 9h00.

A presença de Michel Temer foi confirmada nesta sexta-feira, em resposta à articulação de um movimento de adesão de mais de 40 entidades do agronegócio ao manifesto de apoio ao Governo Federal, liderado por Gustavo Junqueira e representantes dos correalizadores do GAF16 (SRB, Datagro, ABCZ e Abramilho). “Michel Temer vai prestigiar o setor que o apoia desde o primeiro momento. Será uma ocasião significativa para o setor mais pujante do Brasil reafirmar seu apoio ao presidente”, diz Junqueira. O GAF ainda contará com as presenças dos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e das Relações Exteriores, José Serra, além de lideranças empresariais do Brasil e de organismos internacionais.

Na pauta do encontro, destaque para as estratégias do Brasil nas negociações de acordos comerciais, para garantir a abertura de novos mercados ao agronegócio brasileiro.

Nesse contexto, o presidente da SRB também articula junto com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Itamaraty e outras entidades representativas de produtores de commodities um grande projeto para a promoção da imagem do agro brasileiro no mercado internacional, como o mais sustentável e eficiente do mundo.

Reunião

Gustavo Junqueira também tem encontro marcado com a americana Darci Vetter, chefe do United States Trade Representative (USTR), agência especializada em questões comerciais. Vetter é responsável por negociações bilateriais e multilaterais e coordenação das políticas em matéria de comércio agrícola dos Estados Unidos. A chefe do USTR vem liderando importantes programas de desenvolvimento econômico, como o acordo de livre-comércio do Transpacífico, que abrange 40% da economia mundial, firmado no início deste ano. “Temos o objetivo de alinhar interesses comuns, uma vez que o Brasil é uma das principais potências agrícolas do planeta”, diz Junqueira.

Essas iniciativas fazem parte do projeto da SRB de apoiar o Governo brasileiro na tarefa de mostrar o correto valor dos produtos brasileiros à comunidade internacional, tanto nos mercados consumidores, como nas discussões de acordos comerciais. “Precisamos mostrar ao mercado internacional que nossas rigorosas e complexas leis trabalhistas e ambientais garantem à agricultura brasileira o selo de produção mais sustentável do planeta”, diz Junqueira.

Para o presidente da SRB, o Brasil pode ser o maior protagonista e a referência do mundo no desafio de equilibrar produção agrícola e conservação ambiental. “O País possui ativos ambientais em grande escala, principalmente florestas, além de uma vasta disponibilidade de terras para produção de alimentos. É um círculo virtuoso para viabilizar investimentos em larga escala, garantir oportunidades para a população e alavancar o desenvolvimento do Brasil”, diz.