São Paulo, 24 de janeiro de 2018

Prezados Produtores Rurais,

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) vem, por meio desta carta, se solidarizar com os produtores rurais de Sorriso, cidade do interior de Mato Grosso, contra a invasão da fazenda Caçula, ocorrida no último sábado, dia 20 de janeiro. A SRB exalta a importância da união e organização dos produtores rurais como principal forma de defesa de seus direitos, de forma pacifica, em respeito a Constituição brasileira e em consonância com o setor produtivo que gera empregos e desenvolvimento ao país.

Ressalta-se que a união da classe rural se faz ainda mais relevante e necessária, sobretudo, nos dias de hoje, após o fim da contribuição sindical obrigatória, conquistado com a Reforma Trabalhista. Neste caso, as tradicionais formas de representação serão transformadas, e o exemplo dado pelos produtores de Sorriso traz uma mensagem ao país: ou a classe se une de forma espontânea e legitima para defender seus direitos e interesses ou o setor ficará a mercê de movimentos ideológicos que não representam a pluralidade da sociedade brasileira representada pela Constituição.

Formada por produtores rurais, a SRB atua há quase um século com políticas públicas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento do agronegócio e defesa da propriedade privada. A entidade luta pela elaboração de uma solução definitiva capaz de estabelecer a segurança jurídica nos estados e, assim, os princípios expressamente previstos na Constituição Federal.

Sabemos que os conflitos fundiários são hoje uma realidade em várias regiões, sobretudo no Mato Grosso, estado referência no nosso agronegócio. Os produtores rurais membros da SRB exigem uma postura enérgica das autoridades locais nas investigações e do poder judiciário para punir e esclarecer tais atos de vandalismo. É importante que o poder público assegure uma estrutura policial capaz de garantir a segurança dos produtores, evitando que proprietários precisem agir por conta própria para defender seus direitos.

Seguimos à disposição e contamos com a participação dos produtores para seguir na defesa de nosso agro.

 

Marcelo Vieira
Presidente da Sociedade Rural Brasileira