Produtores precisam se engajar para garantir seu funcionamento, afirma secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, defende que as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) representam uma possibilidade de aperfeiçoar políticas públicas em relação à sustentabilidade e à produção agrícola nacional.

– O CAR significa uma possibilidade de discutir questões hídricas, de florestas nativas e antecipar as safras de uma forma sem precedentes. Antes, ficávamos só no “achismo” na experiência piloto. Agora, vamos trabalhar estruturalmente e nacionalmente – disse ele em debate sobre a implementação do Código Florestal, realizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo. A implementação do CAR, no entanto, representa um desafio. Segundo Gaetani, os produtores nacionais precisam se engajar e resolver diferenças para garantir o funcionamento deste novo mecanismo.

– Precisamos enfrentar desafios e virar a página. O Brasil está cheio de gargalos que estão aí há décadas. Para prosperar, o país precisa processar os seus conflitos – afirmou.

O secretário executivo também ressaltou que o Brasil deve buscar uma solução própria para harmonizar sua produção e o meio ambiente, dada a biodiversidade exemplar presente no País. Além disso, ele salientou que as regras do novo Código Florestal, de 2012, que exige reserva entre 20% e 80% da propriedade rural, a depender da região, demanda que essa harmonização.

– Precisamos dar uso a essas parcelas que seja virtuoso do ponto de vista da produção e do meio ambiente – disse.

Mais recursos

No mesmo evento, o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Rubens Rizek Júnior, afirmou que o estado necessita de mais recursos para finalizar o Castro Ambiental Rural (CAR) em todo o seu território.

– O desafio de implementação do CAR é um case [caso exemplar] mundial. Conseguimos, apesar dos desafios, cadastrar 60% da área de São Paulo, mas nossas análises mostram que a partir de agora esse processo começa a ficar ainda mais difícil – disse

Rizek aproveitou a presença do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente no evento para cobrar os recursos

– Fica aqui um pedido subscrito por cem pessoas presentes que irei marcar um café com vossa excelente para discutir [a questão] – afirmou ao representante do governo federal.

O secretário estadual também elogiou associações e entidades do setor em São Paulo em sua atuação no processo de cadastramento de propriedades rurais no Estado, incentivando produtores a realizar o processo.

Site

Ambos participaram de um evento para o lançamento do Portal da Sustentabilidade, que pretende ajudar os produtores que ainda não fizeram o CAR. O portal é uma parceria da SRB com a Bolsa de Valores Ambientais do Rio de Janeiro (BV Rio).

No país, mais de 191 milhões de hectares já foram cadastrados no CAR, pouco mais de 51% do total da área passível de cadastro. O prazo se encerra em maio de 2016. Até agora, 1,376,516 milhão de propriedades foram cadastradas. Desse total, 45,7% dos proprietários têm déficit de vegetação nativa, mas querem fazer a regularização. Toda propriedade rural tem que preservar pelo menos 20% da mata nativa.

Fonte: Canal Rural