Evento promovido pela ABCZ e pela SRB vai valorizar a força do agronegócio brasileiro

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) promovem, durante a ExpoZebu 2017, o 7º Encontro Rural Jovem. Com o tema “Carne Forte, economia no ponto”, o evento será realizado no dia 2 de maio, a partir das 14h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec.

Rivaldo Machado Borges Neto, coordenador do Comitê de Liderança e Juventude da SRB, conta que o tema será levantado em painéis de debate e com a presença de palestrantes de peso, que representam os diversos segmentos da cadeia produtiva, incluindo governo, produtores e indústria.

“Desde 2010, quando realizamos o nosso primeiro encontro, procuramos abordar sempre as discussões de vanguarda do agronegócio nacional e internacional, assim como temas da atualidade, com o objetivo de contribuir para a formação dos jovens, futuros agentes do agro”, comenta Rivaldo Neto, que estima receber cerca de mil pessoas no evento este ano.

O 7º Encontro Rural Jovem conta com apoio da Fazu, IFTM, Uniube, Sindicato Rural de Uberaba, Certrim, Secretária de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba, Coopercitrus, Girolando e Sicoob. O evento integra a programação oficial da 83ª Expozebu, que começa no dia 29 de abril, em Uberaba, no Parque Fernando Costa.

Durante o encontro, a ABCZ vai lançar um projeto inovador com o intuito de incentivar a formação de novos pecuaristas e lideranças para o agronegócio brasileiro. Denominado “ABCZ Jovem”, o grupo atuará com reuniões periódicas em busca de soluções e ideias para mobilizar as novas gerações que serão responsáveis pelo futuro do setor no país.

“Queremos ajudar a promover o Zebu, aproximando os jovens ligados à atividade e demonstrando a eles as oportunidades de carreira e negócios”, comenta Rivaldo Neto, que coordenará a ABCZ Jovem.

Entre os planos estão a promoção de eventos voltados para os jovens durante as principais feiras do agronegócio, reuniões regulares e a busca por parcerias com outras entidades que ajudem a evidenciar o Zebu brasileiro. “Queremos incentivar a participação de novos e modernos representantes para o nosso setor, para que a nossa pecuária seja cada vez mais sustentável e lucrativa”, afirma.